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Já comentei que a rotina de quem trabalha em casa costuma ser mais flexível. Isso porque não precisamos ir até o escritório, não temos um horário de almoço, nem de saída. E isso tem pontos positivos, como também os negativos. Se não tivermos foco e organização as coisas nem sempre vão correr bem. E isso não é legal para o cliente, e muito menos para você. Ainda bem que há maneiras de melhorar a rotina, focar no trabalho e ser mais produtivo.

Faz meses que tenho acompanhado o blog da Thais Godinho, o Vida Organizadae outros sites e matérias sobre organização pessoal. E separei algumas dicas, que estou colocando em prática, para compartilhar com vocês sobre como focar mais no trabalho e ser mais produtivo.

1º passo: Autoconhecimento

Antes de tudo você precisa analisar sua rotina, seu estilo de trabalho, pontuar seus pontos fortes e também os fracos. Fazendo essa análise fica mais fácil saber por onde começar as mudanças. Por exemplo; eu gosto de produzir conteúdos e posso passar um bom tempo criando textos, fotos, promoção em redes sociais, etc… mas sei que há horários específicos que tenho mais criatividade. Sabendo disso dedico esses períodos para criar. Ou, às vezes tenho tantas coisas para resolver que acabo deixando escapar alguns assuntos, sabendo disso passei a criar listas e focar em metas para conseguir dar conta de tudo.

Resumidamente, todos nós temos falhas então não adianta tapar o sol com a peneira. Então descubra o que te impede de progredir e encontre soluções para melhorar. Ah, e sabendo seus pontos fortes você pode focar em desenvolver ainda mais suas capacidades. Por isso, sente um dia desses consigo mesmo e bata um papo sincero 😉

2º passo: Crie uma rotina

Acho que agora vou derrubar uma velha ideia que eu tinha, fazer o quê, errei… Descobri que não adianta. Trabalhar em casa também requer uma rotina. Tá certo que não será igual a de alguém que trabalha em uma empresa, e terá dias que a demanda será mais intensa e outros nem tanto. Trabalhar em casa significa flexibilidade, mas também é preciso estipular metas e pontuar bem tudo isso.

3º passo: Saiba separar as coisas

Sabe aquele papo de “amizade, negócios à parte”? Pois bem, “vida pessoal, trabalho à parte”. Para quem trabalha em casa tudo se mistura, para não virar tudo uma bagunça é preciso saber separar bem as coisas. E talvez esse seja um das maiores dificuldades que muitas pessoas que trabalham em home office possuem. Li muitas entrevistas e artigos sobre o assunto e é a mesma declaração; sobre o perigo de misturar as rotinas. Por isso, quando for trabalho é trabalho, não pense na panela que está no fogo, ou em qualquer outro assunto doméstico. E o contrário também vale. Difícil? Sim, mas é treino.

4º passo: Algumas dicas práticas para implantar na rotina

Antes do trabalho

– Preparar-se para o trabalho. Cuidar do corpo e bem estar para começar as atividades com mais prazer.

– Conferir a lista de metas para o dia, e priorizar cada uma das atividades.

– Ajeite o ambiente de trabalho de maneira organizada e agradável. E não importa se você trabalha em uma sala, na varanda de casa, rede ou qualquer outro lugar. O importante é saber que o ambiente não vai te prejudicar no trabalho.

Durante o trabalho

– Desligue-se de tudo que vá atrapalhar sua atenção do foco principal. Redes sociais, aquela porção de janelas abertas no computador, enfim… você sabe o que desvia sua atenção.

– Faça pausas para alongar o corpo ou dar uma caminhada.

– Quando estiver faltando criatividade dê um tempo. Leia algum artigo interessante, confira um conteúdo de outro blog, ou simplesmente desligue o computador por uma hora e vá esfriar a cabeça. Às vezes é preciso não focar no problema para encontrar a solução. Não está conseguindo terminar o trabalho? Então faça outra coisa, e quando retornar traga junto uma solução.

– Use a técnica dos 5 minutos, quando não estiver conseguindo focar-se em algo. Funciona da seguinte maneira; tente focar no trabalho por cinco minutos, não pense em mais nada além daquilo que você precisa fazer. Crie, escreva, organize e planeje durante esses cinco minutos ininterruptamente. Você vai perceber que os cincos minutos vão virar dez, vinte, trinta! Isso porque você forçou sua atenção na tarefa.

– Tente focar em um cliente e um trabalho por vez. Dedique todas as suas forças em algo, e quando terminar salve tudo e parta para outra. Nada de fazer tudo de uma vez.

Depois do trabalho

– Faça uma lista para o dia seguinte, priorizando as tarefas que deverão ser feitas.

– Analise como foi seu dia, veja no que você acertou, errou, e como está sua rotina.

– Descanse sem levar o trabalho para cama, porque não há nada pior do que dormir pensando no que você deixou de fazer por falta de cuidado.