torta_2

Tarte Tatin é uma torta de maçã invertida, muito recheada e com texturas deliciosas! Começando pela massa crocante e amanteigada, passando pelo recheio de maçã caramelizada com um caldo adocicado e espesso. Só de descreve-la aqui para vocês já me deu água na boca! Gosto dessa torta porque ela é simples, e principalmente porque o seu recheio é basicamente maçã. Adoro doces de frutas, ainda mais maçã!

Tarte Tatin é uma torta boa de se comer assim que sai do forno, quente e fresquinha. É quando todos os ingredientes estão borbulhando em uma sintonia perfeita. Saborosos, a textura perfeita e exalando um aroma sem igual! Faça a torta em um dia que você tiver bem desocupado(a), a casa arrumada, um final de tarde tranquilo e sem planos na agenda. Uma das melhores partes é desenformar a torta ainda quentinha, cortar um pedaço bem generoso acompanhado de sorvete de creme, sentar no sofá e aproveitar cada garfada com muito prazer e calma. Vamos fazer?

torta4

Vamos começar pela massa 😀

Ingredientes

50g de açúcar
200g de farinha
125g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo

Modo de preparo

Misture o açúcar, a farinha e a manteiga. Incorpore todos os ingredientes até que fique com uma textura de farofa. Acrescente o ovo e misture bem até a massa ficar uniforme e não grude nas mãos. Se precisar acrescente aos poucos mais farinha até a massa ter uma textura lisa. Reserve a massa na geladeira.

Captura de Tela 2016-06-29 às 13.08.43

Agora o recheio 🙂

Ingredientes

100g de manteiga
200g de açúcar
2kg de maçãs (tipo golden ou similar)

Modo de preparo

Descasque as maçãs, corte-as em quatro e reserve numa bacia com água potável e suco de 1 limão. Forre o fundo de uma forma redonda com a manteiga em cubinhos e o açúcar. Distribua os as maçãs por cima do açúcar e manteiga. Faça camadas até que todas as maçãs estejam acomodadas na forma. Leve a forma em fogo baixo por cerca de 20 minutos. A forma servirá como uma panela então antes de coloca-la na boca do fogão confira se a forma que você escolheu irá aguentar o calor. Quando o caldo estiver em consistência de caramelo, dourado e começando a engrossar, desligue.

torta2

torta3

Vamos montar a torta?

Retire a massa da geladeira e abra-a em uma superfície lisa e limpa. A espessura da massa fica a critério do freguês hahahaha, eu gosto de massa um pouco mais grossinha. Leve para assar em forno pré-aquecido, aos 240 graus, por uns 25 minutos ou até as bordas da massa estiverem bem douradas.

Retire do forno e deixe a torta descansar por 10 minutos. Desenforme e sirva a torta ainda quente com uma bola de sorvete de creme ou chantilly.

Captura de Tela 2016-06-29 às 13.40.44

APROVEITE!
torta7

 

Nós vemos na próxima pessoal, obrigada por tudo!