Receitas

Receita: Financiers

18 de maio de 2016

Financiers, ah como eu amo financiers! Amanteigados e amendoados esses bolinhos combinam muito bem com chás cítricos, café recém passado, uma tarde preguiçosa e claro, boa companhia. Ele fica ainda mais gostoso quando compartilhado.

Esse é um quitute francês que mesmo sendo muito simples ao olhar ao dar a primeira mordida dá para notar que não é qualquer bolinho. O segredo está na farinha de amêndoas que deixa o bolinho com uma casquinha externa levemente crocante e no interior uma massa fofa e saborosa. Basicamente esses são pequenos bolos feito a partir de uma mistura aerada de amêndoas moídas e claras batidas.

A história verídica ninguém sabe ao certo (ou pelo menos nas minhas pesquisas ninguém o sabe), mas no consenso geral dizem que o Financier surgiu na França, por volta dos anos 1890, quando um confeiteiro francês inspirou-se nos bolinhos que as irmãs da Ordem da Visitação preparavam. Dizem que ele assou os bolinhos de amêndoas em formato retangular, lembrando o formato de uma barra de ouro, e os chamou de Financiers para chamar a atenção da clientela dos arredores da confeitaria, que ficava em um bairro onde a bolsa de valores operava em Paris e era composta basicamente por banqueiros. Uma sacada genial! Os Financiers tornaram-se os bolinhos dos financeiros. No entanto, há quem conteste essa versão. Bem, a origem ninguém sabe ao certo, o importante é que a receita existe!

Quando fui preparar os financiers não consegui encontrar forminhas no formato retangular para vender, então usei as de cupcakes que eu já tinha aqui em casa. O que não tem problema, já que não é obrigatório o uso de forminhas retangulares, só se você quiser fazer da maneira mais tradicional.

A receita não é nenhum bicho de sete cabeças, só é preciso um pouco de atenção para preparar a beurre noisette sem deixar que ela passe do ponto.

receitavuou3

INGREDIENTES:

• 3 claras

• 110g de açúcar de confeiteiro, ou 14 colheres de sopa rasas.

• 55g de farinha de amêndoas, ou 7 colheres de sopa rasas.

• 35g de farinha de trigo branca, ou 5 colheres rasas.

• 100g de beurre noisette (que vou ensinar a preparar a seguir).

MODO DE PREPARO:

Em uma vasilha de vidro coloque as claras e passe pela peneira o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoas e a farinha de trigo. Misture bem com uma colher de pau até a massa ficar bem homogênea. Agora adicione a beurre noisette. A beurre noisette é um estágio da manteiga, que após ser aquecida por um tempo fica com um tom de cor e aroma de amêndoa. Vamos tentar? Primeiro você leva a manteiga ao fogo bem baixinho, quando ela estiver bem derretida a manteiga vai separar as partículas sólidas das líquidas, essa é a manteiga clarificada, agora é preciso esperar até que a manteiga pare de borbulhar e ganhe uma cor marrom, de caramelo. Desligue o fogo, espere esfriar e então passe o líquido por uma peneira fina para tirar os resíduos sólidos. Então, é só adicionar à massa e misturar bem. Quando a massa estiver pronta cubra-a com um plástico filme e leve para a geladeira de um dia para o outro.

receitavuou2

No dia seguinte você vai notar que a massa vai estar bem firme. Agora você unta as forminhas com manteiga e divide a massa em cada uma delas. Para a forma que usei coloquei uma colher de sopa cheia da massa e a quantidade foi exata.

Untitled-1

receitavuou8

Leve a forma com os bolinhos para assar ao forno pré-aquecido a 180ºC. Após 20 minutos, em média, quando os Financiers estiverem com as bordas douradas é hora de desligar o forno e esperar esfriar. Quando os bolinhos estiverem bem frios você desenforma. Aí você pode salpicar com açúcar de confeiteiro por cima e até colocar frutas, como cerejas, amoras, morangos e blueberrys para acompanhar. E tcharam! Os Financiers estão prontos para serem devorados. receitavuou9

Essa receita rende de 7 a 8 bolinhos. Mas acho uma boa ideia duplicar as medidas, porque 8 bolinhos somem num piscar de olhos! Espero que vocês tenham gostado da receita, e se alguém fizer não esquece depois de me contar o resultado e tirar uma foto bem legal e me marcar para que eu possa ver.

receitavuou4

Um grande abraço para todos! Até a próxima 😉0

You Might Also Like

Deixe seu comentário

7 Comments

  • Reply Camila Cunha 19 de maio de 2016 at 12:22 AM

    Deve ser tão delicioso, e fofinho 🙂
    Não tenho farinha de amêndoas aqui, vou comprar para fazer e volto para dizer como foi, haha!

  • Reply Claudia Hi 19 de maio de 2016 at 2:34 PM

    Que bolinhos mais fotogênicos! Parecem deliciosos! Mas realmente parecem trabalhosos. Quando eu estiver inspirada eu faço! haha E preciso comprar essa farinha de amêndoas!

  • Reply Clara Souza 30 de maio de 2016 at 10:01 PM

    Isso deve ser muito gostoso! mds, amanhã mesmo vou atrás dos ingredientes para fazer!! Muito bom!

    • Reply Hadassah Sorvillo 29 de junho de 2016 at 11:33 PM

      Depois me conta como ficou Clara 😉

      bjs

  • Reply Katarina Holanda 3 de junho de 2016 at 8:16 PM

    Não conhecia seu blog <333 Vi nas indicações de Claudia e to apaixonada. 🙂
    Beeijo!

    • Reply Hadassah Sorvillo 29 de junho de 2016 at 11:39 PM

      Olá Katarina, tudo bem?
      Fico feliz que você tenha gostado!!! 😀
      Qual é o blog da Claudia? Me passa o link para eu visitar também!

      Um grande abraço!

  • Reply Isabela Roseline 20 de setembro de 2017 at 8:04 PM

    Não conhecia seu blog, e amei !!! eu não consigo achar a farinha de amêndoas (Afff) sera que ela é substituível na receita ? preciso muito fazer essa receita, tipo URGENTE !!!

  • Leave a Reply