Financiers é um quitute francês que é um mini bolo, e mesmo sendo muito simples ao olhar é só dar a primeira mordida para notar que não é qualquer bolinho. O segredo é a farinha de amêndoas que deixa o bolinho com uma casquinha crocante e no interior uma massa fofa e saborosa.

Os Financiers surgiram quando um confeiteiro francês decidiu mudar o formato de seus tradicionais bolinhos. Ele assou os bolinhos em formato retangular, lembrando o formato de uma barra de ouro, e os chamou de Financiers para chamar a atenção da clientela dos arredores da confeitaria, que ficava em um bairro onde a bolsa de valores operava em Paris. Uma sacada genial! Os Financiers tornaram-se os bolinhos dos financeiros. Eu não consegui encontrar forminhas nesse formato para vender, então usei as de cupcakes que eu já tinha aqui em casa. Então não é obrigatório o uso de forminhas retangulares, só se você quiser fazer da maneira mais tradicional.

Os Financiers fizeram muito sucesso por aqui! Com café recém passado para acompanhar eles ficam ainda mais gostosos. É uma ótima opção para acompanhar um chá da tarde, para oferecer para visitas ou de café da manhã 🙂

A receita é muito fácil, só é preciso um pouco de paciência.

receitavuou3INGREDIENTES:

• 3 claras

• 110g de açúcar de confeiteiro, ou 14 colheres de sopa rasas.

• 55g de farinha de amêndoas, ou 7 colheres de sopa rasas.

• 35g de farinha de trigo branca, ou 5 colheres rasas.

• 100g de beurre noisette (que vou ensinar a preparar a seguir).

MODO DE PREPARO

Em uma vasilha de vidro coloque as claras e passe pela peneira o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoas e a farinha de trigo. Misture bem com uma colher de pau até a massa ficar bem homogênea. Agora adicione a beurre noisette que nada mais é que uma manteiga clarificada quase queimada. Primeiro você leva a manteiga ao fogo bem baixinho, quando ela estiver bem derretida a manteiga vai separar as partículas sólidas das líquidas, essa é a manteiga clarificada, agora é preciso esperar até que a manteiga pare de borbulhar e ganhe uma cor marrom, de caramelo. Desligue o fogo, espere esfriar e então passe o líquido por uma peneira fina para tirar os resíduos sólidos. Então, é só adicionar à massa e misturar bem. Quando a massa estiver pronta cubra-a com um plástico filme e leve para a geladeira de um dia para o outro.

receitavuou2

No dia seguinte você vai notar que a massa vai estar bem firme. Agora você unta as forminhas com manteiga e divide a massa em cada uma delas. Para a forma que usei eu coloquei uma colher de sopa cheia da massa e a quantidade foi exata.

Untitled-1

receitavuou8

Leve a forma com os bolinhos para assar ao forno pré-aquecido. Eu sou péssima para medir temperatura de forno, sempre coloco no médio e costuma funcionar.
Após 20 minutos, em média, quando os Financiers estiverem com as bordas douradas é hora de desligar o forno e esperar esfriar. Quando os bolinhos estiverem bem frios você desenforma e salpica com açúcar de confeiteiro por cima. E tcharam! Os Financiers estão prontos para serem devorados.
receitavuou9

Essa receita rende de 7 a 8 bolinhos. Mas acho uma boa ideia duplicar as medidas, porque 8 bolinhos somem bem rápido!

Untitled-2

Espero que tenham gostado da receita, e se alguém fizer não esquece depois de me contar o resultado e tirar uma foto bem legal e me marcar para que eu possa ver.

receitavuou4

Um grande abraço para todos! Até a próxima 😉