O Cuscuz Marroquino é um prato muito prático, que pode ser feito em poucos minutos, além de ser muito versátil, já que dá para fazer cuscuz de tudo que é sabor! Pode ser servido quente, como substituição ao tradicional arroz, frio com legumes como  salada, pode ser uma boa opção de marmita saudável para levar ao trabalho e até um acompanhamento em um jantar mais elaborado. As opções são várias! Nunca imaginei que essa massa de semolina podia render tantas receitas gostosas e variadas.

É só dar uma pesquisada rápida na internet para ver a quantidade de receitas que existem de cuscuz marroquino. Mas… se você quiser aceitar um conselho, eu diria para você desistir de seguir as regras das receitas. O Cuscuz Marroquino é um prato que faz um chamado à criatividade. Experimentar os ingredientes e encontrar uma união entre os sabores é uma aventura deliciosa. Acredito que todos nós precisamos sair das regras, quando o prato nos permite, e encontrar nossas próprias respostas e percepções sobre os ingredientes.

Nesse post vou compartilhar a minha primeira experiência com o Cuscuz Marroquino. Usei o que tinha em casa, sem muitos planos mirabolantes, e ficou bem gostoso. Se quiserem experimentar a maneira como eu fiz fiquem à vontade. Se quiserem mudar também, sem problemas, fiquem à vontade 🙂

cuscuzmarroquino_2_vuou

Ingredientes

  • 2 xícaras (ou caneca) de massa de semolina
  • 2 xícaras (ou caneca) de água fervente
  • 1 xícara de cenoura ralada, crua
  • 3 pimentas doces picadas em pedaços pequenos
  • 1/2 xícara de pimentão vermelho
  • 1/2 xícara de azeitona roxa picada
  • 1/2 xícara de amendoim sem pele e assado
  • Coentro fresco a gosto
  • Azeite e sal a gosto

Modo de fazer

Prepare todos os ingredientes previamente, rale a cenoura, pique o pimentão, a pimenta doce, a azeitona e asse o amendoim (deixe o amendoim esfriar). Em uma tijela adicione a massa de semolina com a água bem quente, misture, coloque o sal e tampe por 5 a 7 minutos. Deixe a semolina lá quieta e a tijela precisa estar tampada, não esquece. Após os 5 minutos abra e misture bem. Pronto! O cuscuz já estará hidratado e cozido. Espere esfriar um pouco e adicione os demais ingredientes. Tempere com azeite. Se precisar, um pouco mais de sal. Por último adicione o coentro.

cuscuzmarroquino_3_vuou

 

Espero que vocês façam em casa, que experimentem novas formas de preparar o cuscuz e se quiserem compartilhar suas opiniões aqui no blog, será uma alegria ler!

Nos vemos na próxima pessoal!

Com amor,

Hady.