hotchoco_1

O inverno nem chegou e a temperatura já está começando a cair por aqui. O que é maravilhoso, já que eu tenho uma quedinha (um tombo, na verdade) por dias frios e nublados! E como os dias gelados estão sendo mais frequentes estou aproveitando para tirar meus casacos do armário e também para preparar receitas que se encaixam perfeitamente nessa época. E claro que eu vou compartilhar algumas delas com vocês! Começando por uma bebida quentinha, perfeita para tomar bem debaixo das cobertas.

hotchoco_2

Esse chocolate foge um pouco do convencional. O sabor é mais exótico, com toque de especiarias e gergelim torrado. Ele fica bem encorpado e cremoso. Não é super doce e tem um saborzinho de torrado delicioso.

Ingredientes:

  • 1 barra de chocolate amargo
  • 2 xícaras de leite de coco (o ideal é que seja fresco)
  • 3 colheres de sopa de tahine ou gergelim torrado e triturado
  • 1 xícara de creme de leite fresco gelado (de caixinha também funciona)
  • 3 colheres de açúcar impalpável (açúcar de confeiteiro)
  • Canela a gosto
  • Noz moscada a gosto

Untitled-2

Modo de preparar:

Comece preparando o leite de coco. O ideal é que esse leite seja fresco, então bata pedaços de coco com água no liquidificador e depois coe numa peneira para separar o bagaço do líquido. Se você não tiver coco in natura você pode usar o leite de coco industrializado. Aqueles de garrafinha de vidro mesmo. Não é o mais recomendável, mas também funciona.

Em uma panelinha adicione o leite de coco e leve ao fogo. Quando o leite estiver fervendo adicione aos poucos o chocolate amargo. Quando o chocolate estiver todo derretido adicione o tahine.

Tahine é uma pasta de gergelim muito comum na culinária sírio-libanesa, mas não é tão fácil de encontrar. Eu costumo torrar o gergelim branco em uma frigideira. Adiciono três colheres da semente na frigideira e espero até elas ficarem douradas. Depois bato no liquidificador até ficar um pozinho. Você pode fazer da maneira que preferir. Eu costumo usar mais o gergelim triturado.

Untitled-1

Assim que a bebida estive bem quente é só adicionar a canela e a noz moscada e desligar. Em uma tigela à parte adicione o creme de leite, ele precisa estar geladinho, com o açúcar impalpável e bata bem com um fouet ou na batedeira. Assim que ficar um creme encorpado, não necessariamente um chantilly, reserve.

hotchoco_7

Em canecas individuais adicione o chocolate bem quente até a metade, e preencha o restante com o creme de leite. Dê uma uma mexida bem de leve do centro para fora, para formar elipses com a mistura do creme e do chocolate. Fica tão bonito! E salpique por cima com algumas sementes de gergelim torradas.

Agora é só saborear!

Untitled-3

Esse chocolate quente tem sabor de alegria, de finais de semana preguiçosos em que você aproveita a calma do seu cantinho para ler ou assistir alguma série. Não esquece, ele fica ainda mais gostoso compartilhado! Faça duas canecas e convide alguém para te acompanhar 😉

Se vocês fizerem não esqueçam de comentar contando o resultado e se caso tiver foto me marca lá no Instagram!

Nos vemos na próxima pessoal, e não esqueçam de aproveitar os pequenos detalhes!