Gosto muito de provar coisas novas, ainda mais sabores novos! Vocês já sabem que tudo que permeia o universo da culinária e gastronomia me encanta. É tão bom experimentar uma nova receita, um novo prato ou algum produto, enfim… gosto de aproveitar todas as oportunidade de provar algo diferente.

Segunda-feira passei o dia batendo perna com a minha amiga (Kenia) por São Paulo. A Kenia é de Manaus e a gente se conheceu na faculdade. Até então ela ainda não tinha conhecido alguns lugares de sampa, como o bairro da Liberdade. E já que ela tinha vontade de conhecer fiquei bem feliz em apresentar o local, algumas lojas e produtos orientais que eu gosto. Ainda bem que ela gostou de tudo que indiquei! <3 E como eu já estava por lá aproveitei para comprar alguns chás chineses para experimentar.

O chá é uma bebida milenar e muito valorizada na China. Inclusive existe a cerimônia do chá que é ligada ao Zen budismo, que tem por objetivo a purificação da alma do homem, através do contado com a natureza e meditação. Um dos chás mais populares é o chá verde e os chineses o tomam durante as refeições.

Eu nunca tinha provado um chá chinês e quando vi os pacotes nas prateleiras do mercado Towa (que fica localizado logo na saída do metrô, virando em direção à Sé. É uma das primeiras lojas) decidi levar para casa dois sabores e também escolhi um chá gelado já pronto.

Agora vou compartilhar com vocês a minha opinião sobre os chás, caso tenha alguém aí que também queira provar 🙂

cha2

 

Chá de Jasmin 

Esse foi o sabor que mais me chamou a atenção! A flor de Jasmin é extremamente cheirosa e só de pensar no aroma já fiquei bem animada em provar. O meu único receio era que o aroma não fizesse jus ao que eu esperava, ainda bem que o aroma é maravilhoso! Quando derramei a água quente na xícara aquele cheirinho bom, levemente adocicado tão característico do Jasmin, foi subindo junto com o vapor. Nota para a experiência? 10!

cha4

cha5


cha7

O sabor também me agradou bastante. Tenho o costumo de tomar chá e café sem açúcar, para mim o açúcar corta o sabor deixando a bebida toda igual. Quando tomo o chá puro é mais perceptível as nuances dos sabores. Não sou nenhuma entendida sobre o assunto, já estou avisando, mas… esse chá tem uma entrada levemente adocicada, depois o sabor fica bem amargo. Minha mãe provou o chá comigo e sugeriu que eu segurasse por mais tempo a bebida na boca, porque assim dava para sentir um sabor mais intenso de Jasmin. E ela estava certa! O amargo diminuiu e quando engoli a bebida ainda ficou um rastro de Jasmin na boca. É delicioso! Esse sabor é para quem gosta de amargo e de um sabor bem natural de planta. O segredo está em tomar com calma 😉

cha15

 

Chá verde

Esse já é um sabor mais tradicional e fácil de encontrar em supermercados e lojas convencionais. Só que a diferença é que esse é o original chá chinês!!! hahahaha, meio besteira mas achei que seria legal tomar esse sabor que eu já conhecia só por esse chá ter sido produzido na China. O sabor não me surpreendeu tanto. A única diferença que encontrei entre os chás verdes mais populares aqui no Brasil foi que o sabor desse é bem mais acentuado, e por incrível que pareça ele também é menos amargo.

cha8

cha10

O bom é tomar esse chá morninho durante as refeições. Claro que não dá para acompanhar com qualquer comida, tipo… arroz e feijão, macarrão, etc… não rola! Mas com as orientais sim! É uma sensação diferente já que é nosso costume tomar um suco gelado. Eu acho bem gostoso, mas prefiro tomar o chá verde depois da refeição. Dá uma acalmada no estômago e uma sensação de aconchego 🙂

cha11

cha14

cha12

Cada caixinha vem com 20 sachês e cada uma custou R$5,00. Achei o valor bem acessível levando em conta que é um produto importado e se compararmos com o valor dos chás convencionais que vendem nos supermercados. Vale à pena.

cha18

 

Chá gelado de ameixa preta 

Esse chá já vem pronto e adoçado. Na loja havia alguns sabores, mas o mais diferente para mim era esse de ameixa preta. Como eu estava atrás de novos sabores essa foi a minha escolha. Outro fator que influenciou na escolha foi a embalagem. Gostei do vermelho e como ele remete à China, além desses ideogramas (letras chinesas) que eu acho lindo mas que não entendo nada, hahahaha.

cha20

cha21

Provei o chá tanto em temperatura ambiente quanto gelado, e sinceramente os dois são bons. Em temperatura ambiente o sabor fica mais intenso e gelado mais refrescante. O sabor é bem natural e nem parece industrializado, parece que estou comendo uma ameixa! É tão bom quando isso acontece. Quando um alimento industrializado é bem igual ao natural. Por causa da embalagem esse chá se torna uma boa opção para levar junto com você para tomar quando estiver fora de casa.

cha22

cha23

cha24

cha25

cha29

O valor desse chá também foi de R$5,00.

cha27

 


Minhas considerações finais são bem positivas. O chá de Jasmin foi o meu favorito, principalmente pelo cheiro maravilhoso! O de ameixa preta foi uma grata supresa, o sabor é bem natural. Já o chá verde foi o mais normalzinho, mas mesmo assim bem gostoso.

Aprovados!

cha30

 

Por hoje é só pessoal! Gostei de compartilhar essa experiência com vocês. Se vocês também gostaram comentem aqui embaixo para eu saber e fazer mais posts nesse formato.

Com amor,

Hady