23112016-img_6137

Comentei recentemente no Stories do meu perfil no Instagram que eu havia comprando pó de café fresco em uma loja que vende produtos fornecidos por produtores da região onde moro. Para quem não viu, nos vídeos ressaltei que os cafés moídos na hora costumam ser mais puros e saborosos do que os cafés comprados no supermercado. Aí algumas pessoas me procuraram por mensagem falando que também havia notado a diferença entre os cafés e que também preferiam os moídos na hora, outras disseram que não tinha nada a ver o que eu falei, que era mais uma questão de qualidade do produto e selo do fabricante. Enfim… opinião divergentes, e graças a Deus ninguém foi estúpido, então beleza. Essa é a graça da vida, sermos e pensarmos de maneiras diferentes.

No resumo não sou nenhuma super estudada no assunto de cafés e afins, mas sou uma consumidora fiel. Pelo certo, ou incerto, minha opinião é puramente baseada no meu meu gosto pessoal. Fazer o quê… vai ter gente que vai descordar e outras que vão concordar.

Mas Hady, então por que você prefere café moído na hora? Bem, eu não prefiro só o café moído na hora, eu também prefiro comprar o café de pequenos produtores aqui da minha região. Por algumas razões:

  • Sabor e aroma: Todos os alimentos frescos quando passam por algum tipo de processamento acabam oxidando. É só observar, quando mais você descasca uma fruta, ela perde a qualidade, sabor, aroma e aparência bonita com o passar do tempo. Com o café é a mesma coisa, quanto maior o tempo de trituração dos grãos maior a chance de perder o aroma e sabor. É por isso que as grandes cafeterias trituram o café na hora do preparo. Para nós, meros mortais, há duas opções: Ter um triturador em casa ou comprar café moído na hora.
  • Muito mais puro que o café industrializado: De acordo com o Inmetro antigamente era normal haver impureza nos cafés industrializados, então eles criaram um selo de pureza para os cafés que passavam pela avaliação dos laboratórios. Essas fraudes são feitas através da adição de matérias estranhas ao café, milho e cevada, por exemplo, antes da sua torrefação. O aspecto granuloso do café, sua textura oleosa e aderente e a sua cor contribuem para que tais substâncias estranhas tornem-se quase imperceptíveis, tornando difícil seu reconhecimento sem o auxílio de aparelhos e métodos analíticos especiais. De acordo com o Inmetro hoje em dia só é permitido 1% de impureza no pó do café. Mas mesmo com a fiscalização é mais fácil confiar no café que você vê sendo moído na hora. É aquela velha história de comprar gato por lebre. Se você quiser saber mais sobre o assunto é só clicar aqui.
  • Mais sustentável: Ao comprar o café moído na hora você pode levar um potinho/vidro/saco reutilizável de casa e assim poupar o desperdício de novas embalagens. É mais sustentável do que os pacotes descartáveis dos produtos que compramos por aí.
  • Valorizar os pequenos produtores: É muito importante conhecer a cultura e diversidade da região onde moramos. Quando compramos um produto direto do produtor, ou pequeno empreendedor, estamos apoiando iniciativas que buscam (re)descobrir a nossa cultura e valores locais. Além disso estamos colaborando com o negócio de alguém e pagando o valor justo pelo serviço e produto. Estamos investindo em um processo mais humano e simples. Pense nisso na hora de consumir. Sempre que possível é melhor optar por aquele doce caseiro que a sua amiga faz em casa, um produto feito à mão, alimentos de pequenos produtores rurais, etc. Digo isso porque eu também sou uma pequena empreendedora e é muito bom ter o trabalho reconhecido.

23112016-img_6122

A questão toda é; você pode fazer o que quiser da sua vida e também tomar o café que quiser, ninguém tem nada a ver com isso hahaha. Quer tomar um café de R$2,00 conto na venda perto do trabalho? Blz. Quer comprar um café de mais de R$15,00 na Starbucks e tirar umas fotinhos? Blz também! Café de mercado? Se você quiser, ok. Café direto do produtor? Legal, eu aconselho. É muito bom! Não tem certo ou errado, há gostos, orçamentos e preferências diferentes.

Mas se você concordou com uma ou mais questões que levantei na lista de “razões pelas quais prefiro comprar café fresco e de produtor rural”, então experimenta comprar o café fresquinho.

E agora você me pergunta: Onde encontrar lojas que vendam esse tipo de café?

O velho método de busca: Procure pela sua cidade ou região alguma loja que ofereça esse tipo de produto. Aqui na região onde eu moro é muito fácil de encontrar. Moro pertinho da divisa entre São Paulo e Minas Gerais, tem pé de café até no quintal de casa! Pode ser que não seja o seu caso, mas por experiência própria, te aconselho a sair procurando, perguntando e experimentando. Uma hora você vai encontrar o cafézinho perfeito para o seu gosto.

Ou você pode comprar pela internet! Olha só essas opções:

  1. Café orgânico da Loja Native
  2. Café produzido em reservas sustentáveis 
  3. Café Store

Só lembrando que as opções acima já não são tão frescas e menos processadas, se comparado com o café comprado direto do produtor 😉 Ainda aconselho a fazer uma busca pela sua região. É muito mais divertido descobrir o que tem de legal e gostoso no lugar onde você mora!

23112016-img_6156E vocês, o que acham sobre o tema? Deixem suas opiniões nos comentários e vamos conversar 🙂

E para acompanhar o cafézinho tem essa playlist que eu sempre ouço para acalmar a alma. Espero que gostem. Ah, e quem tiver uma indicação boa de músicas nesses estilo, por favor, comentem! Gosto tanto das indicações musicais de vocês <3

Até a próxima pessoal!

Com amor,