Mostrei uns tempos atrás no meu perfil do Instagram uma foto de dois livros comprei. Perguntei se alguém tinha interesse que eu fizesse uma resenha e uma galerinha se mostrou interessada. Por isso, estou hoje respondendo aos pedidos! Finalmente preparei o post sobre os livros do (mega amado) diretor Wes Anderson.

hadassah_sorvillo_img_71

hadassah_sorvillo_img_70

INTRODUÇÃO:

Wes Anderson é um diretor norte-americano que nos últimos anos começou a ganhar mais destaque na crítica especializada de cinema e por consequência ficar mais conhecido pelo grande público. Seu último filme “The Grand Budapest Hotel”, foi um sucesso e levou várias indicações ao Oscar. Venceu as categorias de melhor trilha sonora, melhor design de produção, melhor figurino e melhor maquiagem e cabelo, dominando os prêmios técnicos!

Não há como negar, o diretor tornou-se um dos queridinhos de muitos cinéfolos por aí. Sim, o cara é bom em vários sentidos, mas para mim o primordial é que ele conseguiu criar uma identidade muito sólida, um estilo muito Wes Anderson de ser. Exemplos; criou o dollhouse shot, o uso dos mesmos atores em vários trabalhos, uma referência sempre ao vintage, trilhas sonoras marcantes, câmera lenta, a colorização dos filmes, takes característicos, universo lúdico, enfim. No resumo da ópera Wes Anderson conseguiu uma coisa a qual aprecio muito, criar um estilo para chamar de seu e ser reconhecido por isso.

OS LIVROS:

Então vamos falar sobre os livros! Ambos foram escritos pelo crítico Matt Zoller Seitz, que acompanha o trabalho do Wes Anderson desde o sue primeiro longa lançado, Bottle Rocket. E isso é muito legal! Porque o leitor acompanha o trabalho do diretor através da perspectiva de um crítico da área desde o início, não apenas a partir da popularidade do Wes Anderson. Matt Zoller Seitz era figura presente nas entrevistas, nos lançamentos e acompanhou de perto o crescimento e aprimoramento dos filmes do diretor.

Os livros são para quem gosta de cinema e para quem curte o trabalho do diretor, já adianto. São muitos os termos técnicos, referências e entrevista sobre o assunto. Ah, o livro não foi lançado em português e não é tão fácil de encontrar em livrarias por aí. Encontrei apenas o The Wes Anderson Collection na Cultura e por um preço bem salgadinho. Okay que o dólar está nas alturas, mas eu comprei pela Amazon e valeu bem mais a pena. Então se você pensa em ir para o exterior ou tem um amigo ou familiar que pode trazer a encomenda na mala, sugiro que compre em uma livraria online gringa.

THE WES ANDERSON COLLECTION

hadassah_sorvillo_img_72

 

Esse livro levou 20 anos para ser escrito! Não de uma maneira linear, mas com pausas entre a escrita, já que nele estão reunidos os sete primeiros filmes de Wes Anderson! No “The Wes Anderson Collection” temos os filmes: Bottle Rocket, Rushmore, The Royal Tenenbaums, The Life Aquatic With Steve Zissou, The Darjeeling Limited, Fantastic Mr. Fox e Moonrise Kingdom. Para cada capítulo um filme!

O trabalho de diagramação está lindo! Foram feitas ilustrações para o livro e tem muito, muito conteúdo extra como fotos, anotações, referências de outros filmes, esboços do diretor entre outras curiosidades do por trás das câmeras. O livro foi escrito da seguinte maneira; um capítulo para cada filme e uma introdução do autor sobre cada um deles, depois todo o formato do capítulo é de uma entrevista entre Matt Zoller Seitz e o Wes Anderson. O autor pede para que nós leitores não encaremos a obra apenas como uma entrevista, mas como uma boa conversa entre os dois. E é isso mesmo que acontece, a leitura fluí.

O legal é ver como o Wes Anderson explicando a construção de seus filmes, suas ideias, referências, quando tal equipamento é usado e como ele criou e construiu cada personagem. Ele é perfeccionista. Um exemplo é a elaboração do “dollhouse” shot que é uma sequência de imagens bem característica do diretor. Quando a câmera visita ambientes com os personagens, como se estivéssemos em uma casinha de bonecas. O mais legal é ver as referências do diretor, algumas são bem presentes como Star Wars, Hitchcock e The Peanuts. Fiquei fascinada por tudo isso! E passei a olhar os filmes de uma outra maneira, compreendendo as escolhas do diretor e como as coisas funcionam em um set de filmagem.

hadassah_sorvillo_img_74

hadassah_sorvillo_img_73

hadassah_sorvillo_img_75

hadassah_sorvillo_img_76

hadassah_sorvillo_img_77

hadassah_sorvillo_img_78

hadassah_sorvillo_img_79

hadassah_sorvillo_img_80

hadassah_sorvillo_img_81

hadassah_sorvillo_img_82

hadassah_sorvillo_img_83

hadassah_sorvillo_img_84

hadassah_sorvillo_img_85Ficha do Livro

Título: Ther Wes Anderson Collection

Autor: Matt Zoller Seitz

Ano: 2013

Editora: Abrams

ISBN: 978-0-8109-9741-7

Número de páginas: 327 páginas

Minha nota para o livro: 5/5

Deem uma olhadinha no Book trailer do livro:

THE GRAND BUDAPEST HOTEL

hadassah_sorvillo_img_87

O segundo livro foi totalmente dedicado ao último filme do diretor já que na época em que o The Wes Anderson Collection foi lançado o The Grand Budapest Hotel ainda não havia ido para as telas de cinema. Resumidamente esse livro segue a mesma linha do primeiro. Mas há um detalhe, nesse livro há mais textos descritivos em comparação ao primeiro, que é quase todo no formato de uma entrevista.

Diferente do primeiro livro eu achei esse mais completo, já que foi totalmente dedicado a um único filme. Há entrevistas com outras pessoas da equipe do Wes Anderson, e temas como; figurino, trilha sonora, ambientação e design de produção, foram mais explanados. Achei mais rico em conteúdos. E apesar de o primeiro também ser muito bom, o último lançamento conseguiu superar! É incrível o processo de criação!

hadassah_sorvillo_img_88

hadassah_sorvillo_img_89

hadassah_sorvillo_img_91

hadassah_sorvillo_img_90

hadassah_sorvillo_img_92

hadassah_sorvillo_img_93

hadassah_sorvillo_img_94

Ficha do Livro

Título: The Grand Budapest Hotel

Autor: Matt Zoller Seitz

Ano: 2015

Editora: Abrams

ISBN: 978-1-4197-1571-6

Número de páginas: 249 páginas

Minha nota para o livro: 5/5

Book trailer do livro The Grand Budapest Hotel

Eu poderia passar um bom tempo escrevendo sobre o assunto porque tem muuuito conteúdo nos livros, mas não conseguiria passar nem metade! O bom é sentar, folhear o livro e entrar no universo de Wes Anderson. Por isso aconselho quem gosta e ficou interessado em adquirir um exemplar, vale muito a pena.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o diretor separei esses três vídeos com umas informações extras. Aproveitem, e nos vemos na próxima!

Mini doc da obra de Wes Anderson

A simetria na obra de Wes Anderson

Me acompanhe pelas redes sociais: FACEBOOK / INSTAGRAM / SKOOB/YOUTUBE/PINTEREST