Tag

texto

You may also like
Diário Vida
Diário de um feriado
2 de novembro de 2017
Diário Vida
Boas notícias do lado de cá
30 de outubro de 2017
Simplicidade
Não muito, nem pouco.
23 de julho de 2017
Vida

O sucesso de um suposto fracassado

Você já encontrou o seu objetivo de vida? 

Ano passado um empresário fez essa pergunta em uma palestra na minha antiga faculdade. E completou: Se você pudesse escolher uma pessoa em quem se espelhar, quem seria? Ele deu um tempo para escolhermos. Eu estava numa fase decisiva da minha vida, não levei a pergunta na brincadeira. Minha escolha foi rápida e consciente. Tomei a decisão que daquele minuto em diante meu foco seria baseado na vida dessa pessoa.

Ele recomeçou. “Você provavelmente pensou em um grande CEO, artista, escritor ou atleta”. Não. “Provavelmente ele foi muito bem sucedido”. Se você quer dizer que a morte dele foi um sucesso, sim, eu acho que foi. “Ele provavelmente ganhou muito dinheiro”. Não. As perguntas continuaram e no resumo os exemplos que ele citou estavam bem diferentes da minha escolha, e pelo andar da conversa daquele cara eu provavelmente seria um grande NADA na humanidade.

Liguei para minha mãe antes de dormir. “Mãe, venho por meio desse telefone te informar que serei uma total fracassada”. Disse rindo porque o fracasso, ah… o fracasso é um conceito. Toma forma de acordo com a cultura, criação e circunstâncias. O que para mim é uma definição de sucesso para você pode significar o contrário. E vá perguntar o que é sucesso para um tibetano, será uma resposta diferente, para um chinês, outra resposta.

Aquele palestrante falou uma porção de adjetivos, que na opinião dele traduziam o sucesso. Mas ele nos confessou que já tinha passado por diversos divórcios, que tinha falido duas empresas e tentado suicídio. Tudo porque ele havia buscado o sucesso. E sabe o que mais me incomodou? É que ele continuava a dizer que a fórmula para o sucesso era encontrar um trabalho, ou maneiras, que proporcionasse fama e dinheiro. Ele achou que tudo que tinha perdido, amigos, família, sanidade e amor era o preço justo a se pagar. Perdedor, pensei, por uma série de motivos ele só vomitava estupidez, na minha opinião. Mas provavelmente ele acharia o mesmo de mim se eu subisse naquele palco e dissesse o que queria para a minha vida. Respeitei o direito dele de dizer aquilo, mas não concordei com uma palavra sequer.

Que fique anotado, não tenho nada contra o dinheiro, a fama ou de conquistarmos nosso espaço e sermos relevantes. Eu quero TER, quero FAZER, mas principalmente quero SER. Uma coisa que tento lembrar é que onde meu coração estiver guardado aí estará o meu tesouro. 

“Filha você tomou a melhor escolha”, minha mãe disse. Desliguei o telefone e pensei “Pô, ainda bem que mãe existe!” , hahahaha. Eu estava calma.

Confesso que de vez em quando bate aquele medo em relação ao futuro. Há dias que me desespero. É uma luta viver focada no que acredita e ao mesmo tempo lidar com as expectativas alheias, e internas. Porque não são só os outros que exigem de nós, também fazemos um bom trabalho em cultivar medos e inseguranças. Eu piro, choro, mas quando lembro da minha escolha e foco no real motivo de eu ter optado por ela me acalmo e aos poucos tudo volta a ficar mais nítido. A verdade é que estou de passagem e vou dar o meu melhor por aqui. Quero ter a paz de sentir a tranquilidade que fiz o que estava ao meu alcance. O homem que passou por aqui e deixou um rastro de amor pelo caminho, e que escolhi com meu exemplo, será meu companheiro de jornada. Ele não aceitou ser coroado como rei, apesar da insistência do povo. Contava histórias e ensinava as pessoas ao invés de buscar juntar riquezas para si mesmo. Não quis fazer parte do grupo dos importantes da época, ao invés disso optou por andar ao lado de gente simples e humilde. Morreu por amor a nós, amor que até hoje nos conecta a ele. Para mim ele é foi muito bem-sucedido, e ainda é. O meu propósito está guardado junto dele.

Se eu encontrar desejos em mim mesma

Que nada neste mundo pode satisfazer

Só posso concluir que não fui feita para aqui (para este mundo)[…]

Porque nós, nós não estamos aqui por muito tempo

Nosso tempo é apenas um fôlego, então é melhor respirá-lo

– C. S Lewis Song / Brooke Fraser

 

*foto via: pexels

You may also like
Uncategorized
Estando perdidas nos achamos naquilo que só parecia perdição
16 de Maio de 2017
Uncategorized
Essa metamorfose ambulante
12 de dezembro de 2015
Vida
Não sou o que você espera, e não preciso pedir desculpas por isso
24 de agosto de 2015
Close