Tag

organização

Uncategorized

Afinal, o que é um Bullet Journal?

Você provavelmente já viu uma página aleatória de Bullet Journal em alguma foto nas redes sociais e sites por aí. Nos últimos meses a internet pipocou com dicas e sugestões de como começar esse diário/planner. Até então eu não sabia nada sobre as “regras” e conceitos do bullet journal, mas me interessei rapidamente e pulando de site em site fui descobrindo mais sobre o tema, e cada vez me encantando mais! Um diário que é uma lista de afazeres… como poder ser? Simples e extremamente personalizável… ok, é exatamente disso que eu preciso! Organizado por tópicos e que não precisa seguir páginas fixas por dias… já me convenceu, preciso aprender como usar isso agora!

Quanto mais lia sobre a experiência de outras pessoas que usavam o método mais eu me convencia que devia tentar.

Continue reading

You may also like
Uncategorized
365 Planner – Pra começar, cada coisa em seu lugar
29 de setembro de 2016
Vida
Reorganizando a rotina no trabalho para focar na produtividade
18 de agosto de 2015
Livros
Dicas para limpar e restaurar livros
7 de julho de 2015
You may also like
Livros
Resenha: Solanin – Inio Asano
4 de dezembro de 2017
Livros
ORANGE – Ichigo Takano
12 de Fevereiro de 2017
Uncategorized
Experimentando: Stroopwafel
20 de Janeiro de 2017
Vida

Reorganizando a rotina no trabalho para focar na produtividade

Já comentei que a rotina de quem trabalha em casa costuma ser mais flexível. Isso porque não precisamos ir até o escritório, não temos um horário de almoço, nem de saída. E isso tem pontos positivos, como também os negativos. Se não tivermos foco e organização as coisas nem sempre vão correr bem. E isso não é legal para o cliente, e muito menos para você. Ainda bem que há maneiras de melhorar a rotina, focar no trabalho e ser mais produtivo.

Faz meses que tenho acompanhado o blog da Thais Godinho, o Vida Organizadae outros sites e matérias sobre organização pessoal. E separei algumas dicas, que estou colocando em prática, para compartilhar com vocês sobre como focar mais no trabalho e ser mais produtivo.

1º passo: Autoconhecimento

Antes de tudo você precisa analisar sua rotina, seu estilo de trabalho, pontuar seus pontos fortes e também os fracos. Fazendo essa análise fica mais fácil saber por onde começar as mudanças. Por exemplo; eu gosto de produzir conteúdos e posso passar um bom tempo criando textos, fotos, promoção em redes sociais, etc… mas sei que há horários específicos que tenho mais criatividade. Sabendo disso dedico esses períodos para criar. Ou, às vezes tenho tantas coisas para resolver que acabo deixando escapar alguns assuntos, sabendo disso passei a criar listas e focar em metas para conseguir dar conta de tudo.

Resumidamente, todos nós temos falhas então não adianta tapar o sol com a peneira. Então descubra o que te impede de progredir e encontre soluções para melhorar. Ah, e sabendo seus pontos fortes você pode focar em desenvolver ainda mais suas capacidades. Por isso, sente um dia desses consigo mesmo e bata um papo sincero 😉

2º passo: Crie uma rotina

Acho que agora vou derrubar uma velha ideia que eu tinha, fazer o quê, errei… Descobri que não adianta. Trabalhar em casa também requer uma rotina. Tá certo que não será igual a de alguém que trabalha em uma empresa, e terá dias que a demanda será mais intensa e outros nem tanto. Trabalhar em casa significa flexibilidade, mas também é preciso estipular metas e pontuar bem tudo isso.

3º passo: Saiba separar as coisas

Sabe aquele papo de “amizade, negócios à parte”? Pois bem, “vida pessoal, trabalho à parte”. Para quem trabalha em casa tudo se mistura, para não virar tudo uma bagunça é preciso saber separar bem as coisas. E talvez esse seja um das maiores dificuldades que muitas pessoas que trabalham em home office possuem. Li muitas entrevistas e artigos sobre o assunto e é a mesma declaração; sobre o perigo de misturar as rotinas. Por isso, quando for trabalho é trabalho, não pense na panela que está no fogo, ou em qualquer outro assunto doméstico. E o contrário também vale. Difícil? Sim, mas é treino.

4º passo: Algumas dicas práticas para implantar na rotina

Antes do trabalho

– Preparar-se para o trabalho. Cuidar do corpo e bem estar para começar as atividades com mais prazer.

– Conferir a lista de metas para o dia, e priorizar cada uma das atividades.

– Ajeite o ambiente de trabalho de maneira organizada e agradável. E não importa se você trabalha em uma sala, na varanda de casa, rede ou qualquer outro lugar. O importante é saber que o ambiente não vai te prejudicar no trabalho.

Durante o trabalho

– Desligue-se de tudo que vá atrapalhar sua atenção do foco principal. Redes sociais, aquela porção de janelas abertas no computador, enfim… você sabe o que desvia sua atenção.

– Faça pausas para alongar o corpo ou dar uma caminhada.

– Quando estiver faltando criatividade dê um tempo. Leia algum artigo interessante, confira um conteúdo de outro blog, ou simplesmente desligue o computador por uma hora e vá esfriar a cabeça. Às vezes é preciso não focar no problema para encontrar a solução. Não está conseguindo terminar o trabalho? Então faça outra coisa, e quando retornar traga junto uma solução.

– Use a técnica dos 5 minutos, quando não estiver conseguindo focar-se em algo. Funciona da seguinte maneira; tente focar no trabalho por cinco minutos, não pense em mais nada além daquilo que você precisa fazer. Crie, escreva, organize e planeje durante esses cinco minutos ininterruptamente. Você vai perceber que os cincos minutos vão virar dez, vinte, trinta! Isso porque você forçou sua atenção na tarefa.

– Tente focar em um cliente e um trabalho por vez. Dedique todas as suas forças em algo, e quando terminar salve tudo e parta para outra. Nada de fazer tudo de uma vez.

Depois do trabalho

– Faça uma lista para o dia seguinte, priorizando as tarefas que deverão ser feitas.

– Analise como foi seu dia, veja no que você acertou, errou, e como está sua rotina.

– Descanse sem levar o trabalho para cama, porque não há nada pior do que dormir pensando no que você deixou de fazer por falta de cuidado.

 

You may also like
Uncategorized
Afinal, o que é um Bullet Journal?
4 de Janeiro de 2017
Uncategorized
365 Planner – Pra começar, cada coisa em seu lugar
29 de setembro de 2016
Livros
Dicas para limpar e restaurar livros
7 de julho de 2015
Livros

Dicas para limpar e restaurar livros

Nos meus primeiros anos de faculdade trabalhei na biblioteca do campus para pagar parte da minha bolsa de estudos. E lá aprendi algumas coisas sobre cuidados com livros. E um dia desses decidi fazer uma limpeza passando pente fino na minha estante. A meta era limpar o que precisava e também doar algumas obras. Infelizmente, nessa faxina, descobri que alguns dos meus livros haviam mofado.

Fiquei bem chateada porque eram alguns dos meus favoritos, como Tolstói, HQs, Dom Casmurro, etc. O pior é que isso poderia ter sido evitado com algumas atitudes bem simples. Por isso, decidi compartilhar com vocês algumas dicas de limpeza, cuidados e restauração de livros, que aprendi na biblioteca que trabalhei. Para que ninguém tenha surpresas desagradáveis como a minha.

hadassahsorvillo_livros_10

 

Material de Limpeza:

– Pincel chato

– Algodão

– Pano limpo

– Acetona

– Lixa de madeira 220

– Borracha

1-) Livros precisam respirar

Os livros possuem poros, assim como a nossa pele. E quando eles ficam muito tempo na estante costumam “sugar” o pó e outras sujeiras. Isso pode deixar o seu livro com manchas e amarelados. Além da humidade, que resulta naquele mofo preto. Uma prática muito boa é tirar os livros da estante de tempos em tempos e folheá-los, um a um. Deixe passar o ar pelas páginas, depois é só recolocar na estante.

hadassahsorvillo_livros_3

2-) Limpeza básica

Reserve um paninho só para limpar seus livros, é importante que ele esteja limpo. Tenha também um pincel chato reservado para a limpeza. O pano é bom para limpar a capa e as folhas, já o pincel tira aquelas sujeiras que o pano não consegue alcançar. E a borracha é para limpar aqueles rabiscos ou manchas que ficam no miolo do livro.

hadassahsorvillo_livros_4

hadassahsorvillo_livros_5

3-) Tirando o amarelado das folhas

Uma boa dica para amenizar aquelas sujeiras que deixam as folhas amarelas é lixar a parte externa do livro. Use uma lixa de madeira número 220. Essa técnica não vai solucionar o problema por completo, apenas amenizar. Então cuidar do livro ainda é a melhor alternativa.

Quando for passar a lixa tome muito cuidado com a capa, para não lixá-la junto! Outra coisa, mantenha todas as folhas bem juntinhas e firmes forçando-as uma contra a outra com as mãos. Ah, não lixe demais, se não vai acabar com as folhas! hahaha

hadassahsorvillo_livros_6

4-) Deixando os livros com cheirinho de novos

Você sabia que a acetona além de tirar a sujeira deixa os livros com aquele cheirinho de novo? Não sei se todas são assim, mas a marca que usei deixou. A marca é Zumbi, se é uma das melhores para as unhas isso já não sei, mas para os livros… hummmm… aprovei.

Lembrando; acetona só pode ser usada para capas com aquela película de plástico, se for de papel ou pano, não rola. Para as últimas opções é melhor um paninho seco mesmo.

hadassahsorvillo_livros_7

5-) Lidando com a humidade

Vai por mim, encontrar um livro mofado é a pior coisa do mundo! Por isso evite guardar seus livros em ambientes propícios a humidade, deixe o ar circular no local. Em dias quentes abra as janelas e aproveite para limpar as prateleiras dos livros. Caso o seu livro molhe entrar em pânico não resolve. Pegue algumas folhas de jornal e envolva cada uma das folhas e deixe que as folhas de jornal suguem a água. Troque quantas vezes for necessário. E claro, deixe secar em um local seco e arejado. Outra boa técnica para tirar a humidade é passar maizena nas folhas (só que o livro não pode estar molhado), deixe assim por uns dois dias e então limpe com um pano.

Quando um livro estiver mofado retire da estante imediatamente, o contato com os outros livros pode resultar na proliferação do mofo.

hadassahsorvillo_livros_8

hadassahsorvillo_livros_9

6-) Cuidados com a estante

Minha estante é de madeira, mas sei que não é a melhor opção. A madeira chama traça e pode manchar os livros dependendo do produto que você usar para manter a madeira limpa. Mas com alguns cuidados é possível evitar acidentes. Por exemplo, use apenas pano para limpar a madeira, nada de óleo de peroba! Toda semana passe um espanador, e tente fazer uma limpeza mais detalhada no mínimo uma vez por mês. Nada complicado, é só ficar de olho mesmo e manter o local sempre limpo.

hadassahsorvillo_livros_1

Com alguns cuidados básicos é possível ter uma biblioteca particular sempre bem cuidada. Não sei quanto a vocês, mas os livros são muito importantes para mim, aprendi e ainda aprendo muito com eles. E quando gostamos de algo é preciso cuidar. Mas não esqueçam, vamos ler né? Não adianta ter um monte de livros parados só pegando pó ou servindo de decoração. Aqui no blog já dei algumas dicas para melhorar os hábitos de leitura, para ler é só clicar aqui.

Boa leitura e faxina! 😀 rs

Nos vemos na próxima

Me acompanhe pelas redes sociais: FACEBOOK / INSTAGRAM / SKOOB / YOUTUBE / PINTEREST 

You may also like
Livros
Decidi encarar um desafio literário em 2018!
1 de Janeiro de 2018
Livros
A Sutil Arte de Ligar o F*da-se (Mark Manson)
19 de dezembro de 2017
Livros
13 livros que comprei na black friday
17 de dezembro de 2017
Close